sexta-feira, 25 de maio de 2012

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Um passo por vez. Com fundamento

Todo esforço para tornar a rotina escolar mais prazerosa e eficaz é válido.  E introduzir (ou ampliar) o uso da tecnologia na educação constitui um dos esforços mais legítimos nesse sentido.

Sem dúvida, a utilização de tecnologia não é a única ação que pode ser tomada para isso, mas talvez seja a mais promissora.  Também não representa uma solução mágica que vai adequar escolas a todas as neessidades educacionais do século XXI.  Nao existe tal solução. É necessário entender que isso faz parte de um processo paulatino, com acertos e (por que não?) erros.
Dentro desse processo, é importante analisar se os instrumentos tecnológicos (dispositivos, aplicações, sites, vídeos, redes sociais) contemplam princípios básicos do moldeo de aprendizagem, como a repetição, o despertar do interesse, a fixação com exercícios e o t rabalho em grupo.
E há uma grande quantidade dessas ferramentas atualmente.  Dentre as mais famosas, estão as videoaulas do americando Salman Khan (aulas originais em www.khanacademy.org. muitas já dubladas em português em www.fundacaolemann.org.br/khanportugues. O método utilizado aborda princípios como o avanço de cada aluno ao seu próprio passo, simplicidade, concisão e foco em excercícios.
Outro exemplo interessante é o Google Body:  uma ferramenta on-line que possibilita a visualizaçao do corpo humano em todos os detalhes (musculatura, esqueleto, veias, artérias, cérebro).  Pode ser acessado em http://bodybrowser.googlelabs.com.
Para a matemática, há um software brasielrio, gratuito, bastante interativo:  o iGeom (www.matematica.br/igeom).  O programa pode ser utilizado no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior.  Permite desde o estudo de ângulos, passando por funções trigonométricas, até modelos matemáticos mais complexos.
Esses são apenas alguns exemplos dos recursos disponíveis para integrar educação e tecnologia.  Sim, é necessário coragem para introduzir alguns deles em sala de aula.  Mas ainda, é necessário critério para avaliar sua eficácia e decidir entre aprofundar sua utilização ou abortá-la e buscar outra ferramenta.  Mas, com certeza, algumas das possibilidades (já existentes ou em desenvolvimento) são poderosos instrumentos de auxílio no processo de aprendizagem.
Com tudo isso, vive-se em um tempo que merece entusiasmo.  Os recursos disponíveis permitem o desenvolvimento cada vez mais rápido e efetivo de  ferramentas tecnológicas que auxiliem o processo educacional com fundamento.  Cabe somente ressaltar que a tecnologia é, primordialmente, um meio.  E, como tal, apenas auxilia a atividade fim, que é educar com maior qualidade e eficiência.  Aqui, vale lembrar o objetivo do esforço citado no início:  tornar a rotina escolar mais prazerosa e eficaz.
José Marcos da Cunha Silva

Bibliografia:  Retirado da revista Educar Mais - Sistema Ari de Sá

Vale a pena conferir:
www.khanacademy.org
www.fundacaolemann.org.br/khanportugues
www.matematica.br/igeom
www.gmagico.com.br
www.aplle.com/br/education/ipad
www.zygotebody.com
www.turmadevalor.com.br

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